As pessoas talentosas apresentam um perfil próprio, mas todas necessitam de experiências de aprendizagem que estimulem o seu desenvolvimento e favoreçam a plena realização de seu potencial. O maior desafio é conhecer cada uma como realmente é, saber o que ela é capaz de fazer e focalizar a educação na sua capacidade e interesse". " Nâo lhe posso dar o que já existe em você mesmo. Nâo posso abrir-lhe outro mundo de imagens além daquele que há em sua própria alma, Nâo lhe posso dar a nâo ser a OPORTUNIDADE, o IMPULSO, a CHAVE .... Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo .... é tudo ... " (Herman Hesse) "Convido-vos a investir nos jovens bem dotados. Andam por aí , antes prejudicados que beneficiados, pelos dotes que dispôem " ( Carlos Drummond de Andrade, Jornal do Brasil, 1999)
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Artigos |
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CRIANÇAS SUPERDOTADAS- MITOS 01/01/1998
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Este prospecto foi elaborado em 1998 pela Profa. Dora Cortat Simonetti com a finalidade de desmistificar os paradigmas que se criaram em torno das pessoas com altas habilidades, como por exemplo: ´É ótimo aluno e tem sempre as melhores notas´. ´Quociente intelectual alto é uma característica das crianças superdotadas´. ´São estranhas, pequenas, franzinas e usam óculos com lentes grossas´. ´Professores de alunos superdotados necessitam também ter altas habilidades´.
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PARCERIA FAMÍLIA / ESCOLA
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Parceria da Família e da Escola no Convívio com os Superdotados.
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CONHECENDO O O SEU ALUNO - Como estudar uma criança?
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Dra. Zenita Guenther Conhecer a criança é uma das tarefas fundamentais do educador. O estudo individual empírico, de cada criança, feito pelo professor, vai ser de grande valor para orientar o plano e a ação educacional, adequando-o à medida das necessidades próprias daquela criança em particular.
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REVENDO CONCEPÇÕES E CONCEITOS
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Apesar de documentos legais que reconhecem alunos com capacidade acima da média na população escolar o que, muitas vezes, chega à prática dos profissionais da educação são conceitos desligados de concepções, relativamente vagos, pesados de mitos que as produções científicas estão derrubando. Ressignificar as concepções e conceitos sobre altas habilidades / superdotação é de suma importância sobretudo quando se admite que qualquer prática educativa deve sempre partir de um referencial teórico.
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O ALUNO COM A. H. NO CONTEXTO DA EDU. INCLUSIVA
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O Aluno com Altas Habilidades no Contexto da Educação Inclusiva
´Eunice M. L. Soriano de Alencar (Profª da Universidade Católica de Brasília - PHD em Psicologia - Universidade de Purdue)´
São analisados no estudo alguns aspectos da educação do aluno com altas habilidades em uma proposta de Educação Inclusiva. Apresenta-se a posição de especialistas contrários à Educação Inclusiva para alunos com altas habilidades. Ressalta-se a reduzir preparação do professor para atender de forma adequada as necessidades e interesses do superdotado bem como idéias errôneas e atitudes do professor que limitam as possibilidades de uma educação de boa qualidade para o superdotado relevante de serem conhecidos e incorporados à prática docente na sala de aula regular.
Palavras chave: Educação Inclusiva, altas habilidades, superdotados.
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O ALTO NIVEL DE INTELIGÊNCIA COMO ATRIBUTO NA INCLUSÂO DE ALUNOS COM SINAIS DE AH/SD 12/10/2016
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Este artigo da Dra. Dora Cortat Simonetti pela primeira vez é divulgado. Tem por objetivo abordar o alto nivel de Inteligência conjugado com a atividade cerebral, pois na realidade quem produz o comportamento é o cérebro através do processamento que ocorre em circuitos neurais especificos, influenciado naturalmente pela carga genética e o estimulo ambiental.
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Ações |
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TESE DE DOUTORAMENTO - Dora Cortat Simonetti 01/04/2009
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Superdotação: estudo comparativo da avaliação dos processos cognitivos através de testes psicológicos e indicadores neurofisiológicos
Tese de doutoramento apresentada à Universidade do Minho - Braga (Portugal) - em abril de 2009. Aprovada por unanimidade.
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Pesquisa
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Pesquisa do Prof. Amauri Betini Bartoszech da Universidade Federal do Parana`
Em anexo, solicitaçao encaminhada pelo professor. Manter contato para ter acesso ao material da pesquisa.
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Tese de Doutorado - Dra. Carly Cruz
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Serâo as Altas Habilidades/Superdotaçâo invisiveis ?
Tese de Doutorado - Universidade Federal do Espirito Santo - VItoria - ES / 2014
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Pesquisas
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Universidade Federal Fluminense (UFF) - Faculdade de Educaçâo
Pesquisas : Altas Habilidades e notorio saber Mestrado
Em anexo, açôes e endereços para contato
Dra. Cristina M.C. Delou - Coordenadora
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Dia T - Dia do Talento na Escola
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O Nucleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotaçâo do Espirito Santo - NAAH/S- ES - realizou o ´Dia T - Dia do Talento na Escola´ que envolveu professores e alunos das salas de recursos das escolas estaduais da Grande Vitoria.
O objetivo foi difundir e valorizar as atividades e conhecimentos em Altas Habilidades/Superdotaçâo com apresentaçoes de musica, dança, , teatro, instrumentos de corda, exposiçâo de pintura em tela e papel panama`.
Paralelamente, aconteceu a Mostra de Atividades das Salas de Recursos da Escola Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto, localizada em Vitoria. Na oportunidade foram apresentados os projetos premiados na Semana Estadual de Ciência e Tecnologia com destaque para o Banco Gerador de Energia e para a bicicleta adaptada para deficientes visuais.
( Fonte: Portal do Governo - www.sedu.es.gov.br - acesso em 11/01/2017 )
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PMVitoria /ES - Atendimento a alunos talentosos -
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O atendimento a crianças com altas habilidades, realizado atualmente por seis Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) de Vitória, tem sido um estímulo à criatividade dos alunos. Nas chamadas Salas de Recursos Multifuncionais, estudantes que demonstram potencial elevado em alguma área específica ou mesmo em várias áreas estão tendo a chance de desenvolver ideias e projetos em segmentos do seu interesse, com a orientação e estímulo de professores especializados.
É o caso de Gabriel Poloni, 10 anos, do 4º ano da Escola de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha. Identificado na sala de aula, por seus professores, como um aluno de alta performance geral, Gabriel tem participado de vários projetos na Sala de Recursos da escola, com temas variados, e recentemente foi até premiado, juntamente com outros dois colegas, no Concurso de Ilustração de Lendas Capixabas da escritora Maria Stella de Novaes, que aconteceu na IV Feira Literária Capixaba.
Os três alunos premiados fazem parte do Ateliê Escola Porão a Sonhar, espaço do Álvaro de Castro Mattos onde alunos com altas habilidades e superdotação recebem orientações pedagógicas. Além de Gabriel Poloni, também receberam o prêmio Caio Cesar Sousa e Luiza Almeida.
O professor Israel Scardua, especialista que atua na modalidade de altas habilidades da Emef de Jardim da Penha, explica que, assim como Gabriel, Caio e Luiza, todos os alunos dotados de potenciais acima da média são incentivados a desenvolver suas próprias ideias por meio de trabalhos específicos e diferentes dos já desenvolvidos no dia a dia das salas de aula.
´A criança escolhe a área de seu interesse na qual quer desenvolver o projeto. Gabriel, por exemplo, já fez projetos em várias áreas. Um deles foi esse de ilustração que foi premiado´, explicou.
Incentivo O pai de Gabriel Poloni, Reinaldo de Nascimento Siqueira, avalia como muita positiva a participação do filho na Sala de Recursos e comemorou a premiação do filho. ´Ele ficou muito feliz e a família toda também. Gabriel é muito estudioso e dedicado e os professores são muito empenhados em tirar o melhor de cada aluno. A escola Álvaro de Castro Mattos tem muita qualidade´, opinou.
O professor Israel Scardua explica que cada escola trabalha a modalidade de altas habilidades de forma diferente, com vários projetos, mas sempre preocupada em deixar o aluno à vontade para focar nas áreas de seu interesse. ´Nós não determinamos as áreas em que eles devem se dedicar e damos subsídios para que o aluno desenvolva seus talentos de forma espontânea e incentivamos muito a criatividade´, pontuou.
- site da PMVitoria - www.vitoria.es.gov.br - em junho/2017
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Memórias |
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Associação Brasileira para Altas Habilidades/Superdotados 31/12/2015
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Este site segue os mesmos objetivos da Associação Brasileira para Altas Habilidades/Superdotados que funcionou desde 1991 trabalhando voluntariamente para desenvolver capacidades e talentos, até o ano de 2015.
Estes objetivos são:
- Sensibilizar para a importância de se criar condições favoráveis ao desenvolvimento e aproveitamento do talento, da inteligência e da criatividade;
- Contribuir para a formação e aperfeiçoamento de recursos humanos destinados à pesquisa, à identificação e ao atendimento de superdotados.
- Colaborar com as entidades públicas e privadas responsáveis por formular e promover a política de atendimento e inclusão social das pessoas com altas habilidades/superdotadas.
- Congregar pessoas físicas e jurídicas interessadas em questões de inteligência, criatividade e superdotação a fim de estabelecer intercâmbio de conhecimentos e experiências, coordenando seus esforços, estudos e ações.
- Realizar estudos científicos e pesquisas sobre as pessoas com altas habilidades/superdotadas, particularmente quanto a sua identificação e atendimento.
“Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano. Mas o oceano seria menor se essa gota faltasse”. (Madre Teresa de Calcutá)
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Dúvidas |
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QUEM SÃO AS PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES?
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A conceituação de pessoas com altas habilidades tem sido extensa e apresentada de forma distinta(superdotados, bem-dotado, talentoso, gênio) e a identificação dos sujeitos, delimitada pelo próprio conceito. São pessoas com talentos especiais. Talento entendido como a capacidade para o desempenho superior ao da média comparável, aliado à criatividade e ao envolvimento persistente com o que se gosta de fazer. Talento que pode manisfestar-se em áreas diferentes (acadêmica, psicomotora, intelectual, lideranças, artes... ) , isoladas ou combinadas.
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SERÁ QUE SEU FILHO É SUPERDOTADO?
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Quando pensamos em superdotados, imaginamos uma criança de óculos, estudioso ou aquele geniozinho cientista. São esteriótipos que nem sempre revelam um superdotado.
Confira algumas características de superdotados comumente citadas. · Rapidez e facilidade para aprender, abstrair ou fazer associações; · Criatividade; · Capacidade para analisar e resolver problemas; · Independência de pensamento; · Habilidade excepcional para esportes, música, artes, dança, informática ou outros talentos; · Curiosidade e senso crítico exagerados; · Senso de humor; · Investimento nas atividades de interesse e descuido com as demais; · Bom relacionamento social e liderança; · Aborrecimento com a rotina; · Hipersensibilidade.
A psicóloga Mariana Milani dá aos pais as seguintes sugestões:
Os pais precisam identificar, o quanto antes, a superdotação do filho e dar instrumentos para que ele possa colocar seu talento em prática. A observação da criança e a aplicação de testes de inteligência podem ser muito úteis. Um psicólogo pode ajudar e orientar os pais nesse processo.
Os pais de um superdotado precisam ser claros com seu filho, explicando que ele tem um talento especial, mas que não é melhor do que os outros. É importante ressaltar que no grupo social é a diversidade de talentos que traz a diversão e o desenvolvimento e que cada pessoa tem uma contribuição valiosa a dar.
Ele precisa ter a certeza de que seus pais o compreendem e de que poderá falar quando quiser sobre suas dificuldades. Dessa forma a família o ajudará a desenvolver uma boa auto-estima.
Estimular a convivência com outras crianças, encontrando amigos capazes de desenvolver e compartilhar determinadas atividades e descobrindo os talentos complementares dos outros, também faz parte do papel dos pais.
Além disso, os pais precisam acompanhar seu filho na busca de materiais e informações que o ajudem a dar vazão à sua curiosidade. Se ele se gostar de ciência ou história, por exemplo, pais e professores deverão ajudá-lo a encontrar livros, sites e estudos interessantes sobre o assunto.
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COMPORTAMENTOS ESPECÍFICOS DE ALTAS HABILIDADES
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Aqui estão presente algumas características mais específicas de indivíduos portadores de altas habilidades/superdotacão: Características Comportamentais Gerais •Muitos aprendem a ler mais cedo do que as crianças de sua idade, apresentando uma melhor compreencão das nuances da linguagem... é frequente que leiam com maior rapidez, mais intensidade e apresentam vocabulários amplos; •Geralmente aprendem habilidades básicas melhor mais rapidamente, e com menor número de exercícios práticos; •Frequentemente são capazes de identificar e interpretar dicas não verbais, elaborando interferências que outras crianças dependem de adultos para fazer; •Têm menor aceitação de “verdades prontas”, buscando “os comos” e os “por ques”; •Apresentam melhor habilidades de trabalho independente, mais cedo e por períodos de tempo mais longos que outras crianças; •Podem manter períodos de concentração e atenção longos do que seus; •Seus interesses são, frequentemente, tanto amplamente ecléticos como intensamente focalizados; •Frequentemente apresentam energia interminável, que as vezes conduz a um diagnóstico errôneo de “hiperatividade”’; •São geralmente capazes de responder e de se relacionar bem com os pais, professores e outros adultos. Eles podem preferir a companhia de crianças mais velhas e de adultos. Ao invés da companhia de seus colegas da mesma idade; •Eles são sempre motivados a examinar aquilo que é bem comum, sendo altamente inquisitivos (fazem muitas perguntas, buscando compreensão do fenômeno).
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CURIOSIDADES
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- O professor de música de Beethovrn uma vez disse que, como compositor, ele era ´sem esperança´.
- Isaac Newton, que descobriu o cálculo, desenvolveu a teoria da gravitação universal, originou as três leis do movimento, tirava notas baixas na escola.
- Albert Eisntein tinha dificuldades de ler e soletrar e foi reprovado em matemática.
- John Kennedy recebia em seus boletins constantes observações de ´baixo rendimento´ e tinha dificuldades em soletrar.
- Walt Disney foi despedido pelo editor de um jornal porque ele ´não tinha boas idéias e rabiscava demais´.
- Dr. Robert Jarvick foi rejeitado por 15 escolas americanas de medicina. Ele inventou o coração artificial.
- Thomas Edison, que além da lâmpada elétrica inventou a locomotiva elétrica, o fonógrafo ( que virou o gravador ), o telégrafo e o projetor de cinema foi um mau aluno, pouco assíduo e desinteressado. Saiu da escola e foi alfabetizado pela mãe.
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IDENTIFICANDO E ATENDENDO ALUNOS COM AH/SD
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MEC/SEESP – Projeto Escola Viva – Cartilha 09: Identificando e atendendo as necessidades educacionais especiais dos alunos com altas habilidades/superdotação (2000)
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E SE ESSAS PESSOAS NÃO SÃO IDENTIFICADAS E ATENDIDAS?
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Sabemos que se os talentos não se desenvolvem ´ estiolam-se por fim ´ (Silvio Rabello, 1977) ou se desenvolvem sem orientação e são desviados para ações contra a sociedade e o bem estar comum (como o exemplo de Lucio Flavio, Espírito Santo, 1982), ou ainda levam a conflitos e psicoses, quando não compreendidos (Paul Torrance, 1976).
Tão grave ou pior do que o uso indevido de recursos públicos é o desperdício de talentos.
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HÁ ALGUMA EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA PARA O FATO DE ALGUMAS PESSOAS SEREM SUPERDOTADAS?
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O desenvolvimento das ciências neurológicas tem trazido contribuições valiosas. Hoje é possível não apenas estudar as diferenças estruturais, mas também a atividade que ocorre nesse exato momento naquelas estruturas. Assim, por exemplo, as varreduras por tomografia computorizada por emissão de pósitrons (TEP ou PET) mostram que quando as pessoas com alto Quociente Intelectual são envolvidas em tarefas de exigências cognitivas seus cérebros parecem usar mais eficientemente a glicose nas áreas altamente específicas para a tarefa, o que não acontece com aquelas com menor pontuação (Haer e Cols , 1992). A maioria dos estudiosos da genética comportamental concordam atualmente com o papel que a hereditariedade assume nas diferenças individuais. Toga e Thompson (2005) defendem que tais elos genéticos são parcialmente mediados pela estrutura cerebral que se encontra sob forte controle genético. É evidente que outros fatores, como o ambiente, exercem um papel fundamental, mas aquilo que parece assumir um papel mais preponderantemente decisivo refere-se è genética, dizem esses pesquisadores.
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